A América Latina Logística - ALL é a maior empresa de logística independente da América Latina. A empresa opera mais de 21 mil km de malha ferroviária, com cerca de mil locomotivas e 31 mil vagões, atendendo a sete dos mais importantes portos do Brasil e da Argentina, por meio dos quais aproximadamente 78% das exportações de grãos da América do Sul são embarcados.
Além da malha ferroviária, opera também cerca de mil veículos rodoviários, centros de distribuição e áreas de armazenamento. Nas áreas onde ela opera, concentra-se mais de 75% do Produto Interno Bruto (PIB) do Mercosul.
A ALL anunciou que os parceiros investirão R$ 104 milhões na construção de 11 pontos concentradores de carga além da estrutura de descarga ferroviária em Paulínia e da aquisição de vagões tanque para atender produtores sucroalcooleiros do interior de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e distribuidores de combustíveis para a movimentação de álcool dos centros produtores até a Refinaria Planalto Paulista (Replan), em Paulínia (SP).
A companhia já opera no sentido oposto, movimentando 170 mil metros cúbicos por mês de diesel e gasolina. Essa movimentação de álcool como carga de retorno permitirá otimização da frota ferroviária, potencializando seu faturamento.
No segundo trimestre do 2009, o resultado da companhia ficou dentro da expectativa. A companhia vem apresentando aumentos nos volumes deslocados a cada ano.
A empresa é considerada por analistas como bem posicionada no mercado.
Pontos positivos
· Área de cobertura abrange cerca de 75% do PIB do Mercosul;
· Forte incremento do volume transportado de carga nos últimos anos e elevado potencial de crescimento;
· Tag Along de 100%, também para as ações preferenciais.
Pontos de atenção
· Em função de compromissos assumidos nos contratos de financiamento, a controladora não poderá distribuir dividendo acima do mínimo obrigatório (25%) até o exercício de 2011;
· Forte correlação com a balança comercial (alto impacto de crises econômicas).
ALL esclarece contrato de transporte de bobinas de aço firmado com a Usiminas
Em 06/08/09, a empresa enviou o seguinte comunicado à CVM:
Em resposta as solicitações de Vossas Senhorias, a ALL - America Latina Logística S.A. ("ALL"), vem, por meio desta, apresentar esclarecimentos sobre a noticia "Varejo segue em alta e ALL dispara" veiculada na seção "Seu dinheiro" da edição de 5 de agosto de 2009 do Jornal do Commercio, conforme segue. O contrato mencionado na noticia referida trata-se na verdade de um contrato de transporte de bobinas de aço firmado com a Usiminas em junho de
Acordo com Usiminas é positivo
O acordo firmado pela ALL (ALLL11) para transportar 10 mil toneladas de chapas e bobinas de aço da Usiminas (USIM5) entre a fábrica da antiga Cosipa, em Cubatão, até o terminal ferroviário
O volume mensal pode chegar a 30 mil toneladas. Conforme os termos do acordo, a ALL será responsável também pela logística de entrega dos produtos aos clientes finais da siderúrgica. O volume total de transportes para a Usiminas passa a ser de aproximadamente 80 mil toneladas.
Essa ação deve contrabalançar a queda no transporte de soja, o que deve ocorrer devido aos baixos estoques do produto no País e à redução das importações da China.
A possibilidade de um contrato com a Cosan (CSAN3), para o escoamento da produção de açúcar do interior de São Paulo até o porto de Santos, também gera grande expectativa para os analistas.
Por fim, a corretora destaca o projeto com a VCP (VCPA4), que se iniciou em maio deste ano, para transporte de aproximadamente 250 mil toneladas de celulose por ano, o que ajuda a manter altos os volumes transportados pela ALL.
América Latina Logística - análise gráfica
Apesar das perdas nos últimos 3 anos, as ações da empresa América Latina Logística proporcionaram chances de lucro nos últimos 6 meses.
As ações da empresa (ALLL11), apresentaram, nos últimos 3 anos, variação equivalente a -8,6% ao ano. Isso equivale a dizer que as ações valem hoje 76,1% do que valiam há 3 anos, ou seja, apresentaram perda de 23,9%.
Analisando os últimos 6 meses, apesar das perdas no acumulado de 3 anos, os papéis da empresa apresentaram ganho de 73,8%. Quem comprou as ações a R$7,80 em 2/3/2009, pode vendê-las a R$13,56 no pregão de 10/8/2009.
A seguir são analisados os três indicadores de melhor desempenho para esse ativo, considerando os últimos 6 meses, por tipo, ou seja, os de melhor desempenho dentre os indicadores de tendência, momentum e volatilidade.
3MMs - Três Médias Móveis (tendência)
O indicador 3MMs (Três Médias Móveis), apresenta indicação de Neutralidade. A última indicação de compra foi sinalizada há 5 dias. O sinal de compra se dá quando a média móvel central cruzar a média móvel lenta de baixo para cima e a média móvel rápida estiver acima da média móvel central. Neste indicador normalizado, negociar comprado quando MME1 > MME2 e MME2 >0. Se respeitadas as indicações de compra e venda (barras azuis), os ganhos teriam sido de 15,28% no período.
S-RoC - Smoothed Rate of Change (momentum)
O indicador S-RoC (Smoothed Rate of Change), apresenta indicação de Neutralidade. A última indicação de compra foi sinalizada há 6 dias. O sinal de compra se dá quando, em uma tendência de alta, o S-RoC apontar para cima estando abaixo de zero. Se respeitadas as indicações de compra e venda (barras azuis), os ganhos teriam sido de 16,38% no período.
Bollinger - Bandas de bollinger (volatilidade)
O indicador Bollinger (Bandas de bollinger), apresenta indicação de Compra. Essa indicação de compra foi sinalizada há 3 dias. O sinal de compra se dá quando a largura da Banda de Bollinger aumentar e a tendência for de alta. Se respeitadas as indicações de compra e venda (barras azuis), os ganhos teriam sido de 10,95% no período.
Indicadores combinados
A indicação combinada dos 3 indicadores citados é de Compra. Essa indicação de compra foi sinalizada há 3 dias.
Se respeitadas as indicações de compra e venda (barras azuis) combinadas dos três indicadores citados, os ganhos teriam sido de 17,28% nesses 6 meses. A tendência dos preços é de alta.
Atenção aos suportes e resistências que podem indicar pontos de inflexão: R$7,80, R$9,40, R$10,17, R$11,23, R$11,69 e R$13,00. Fechamento de 10/8/2009: R$13,56.
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