O lucro líquido da Gol no primeiro trimestre de 2009 foi de R$ 61 milhões. No mesmo período do ano anterior o resultado foi um prejuízo líquido de R$ 21 milhões. O número de passageiros-quilômetros transportados (RPK) sofreu queda de 14,9% na comparação dos dois períodos em função da descontinuação programada das rotas intercontinentais, ocorridas a partir de meados de 2008. No mercado interno, essa redução foi de apenas 0,4%, refletindo a integração da malha.
A pressão sobre os custos e a redução da demanda projetam uma perspectiva negativa para o setor aéreo nacional. É presumível que haja impactos significativos na aviação comercial brasileira oriunda da crise internacional.
Alguns analistas ainda não recomendam investimento em ações da Gol.
Pontos Positivos
· Potencial de crescimento do mercado doméstico;
· Queda nos preços do petróleo reduz custos futuros.
Pontos de Atenção
· A redução nos investimentos em frota pode impactar negativamente seu market share;
· Carga tributária brasileira entre as mais altas do mundo;
· Cobrança incoerente de ICMS sobre os gastos com combustível;
· Volatilidade da cotação do petróleo dificulta a previsão dos custos futuros (o QAV - querosene de aviação – é o principal custo);
· Provável redução da demanda por assentos, em particular nos vôos internacionais.
Análise gráfica
Apesar do retrospecto negativo dos papéis da Gol nos últimos anos, o comportamento recente mostra margem para ganhos.
Os três indicadores de melhor desempenho para esse ativo (ver nota 1), considerando os últimos seis meses são o MACD, o S-RoC e o Estocástico Lento.
A análise do gráfico de preços (ver nota 2) mostra um crescimento expressivo nos últimos 3 meses. Notar que os preços estão próximos da resistência em R$11,51. Se vencida essa resistência, conforme sugere o indicador Estocástico Lento (false swing em 07/07 e 10/07), o novo objetivo em R$13,82 representará um ganho de 20,1%. Se respeitadas as indicações de compra e venda (barras azuis) combinadas dos três indicadores citados (compra em 01/12/2008, venda em 02/02/2009 e compra em 15/04/2009) os ganhos teriam sido de 55,53% no período. Os preços se mantêm acima da média de 12 dias, indicando tendência de alta.
O indicador MACD (Moving Average Convergence/Divergence) mostra início de tendência de alta a partir de 07/04/2009 (linha de sinal MACD cruza a linha de referência de baixo para cima). Apesar da análise deste indicador recomendar a venda em 25/05/2009, o quadro se reverteu poucos dias depois, mantendo a linha de sinal acima de zero. Se respeitadas as indicações de compra e venda (barras azuis), os ganhos teriam sido de 39,13% no período.
O indicador S-RoC (Smoothed Rate of Change Indicator ou Indicador de Aceleração Amortecido) mostra taxas de variação de preços mais acentuadas a partir de 07/04/2009 (linha de sinal do S-RoC virou para cima estando abaixo de zero). Se respeitadas as indicações de compra e venda (barras azuis), os ganhos teriam sido de 38,76% no período.
O indicador Estocástico Lento mostra grandes variações positivas nos preços nas últimas 13 semanas (%K cruzou a linha de referência inferior (oversold) de baixo para cima com %D apontando para cima), possibilitando ganhos no curto prazo e confirmando as indicações dos outros dois indicadores supracitados. Repare que nesse período, por 5 vezes, o indicador (%K) cruzou a linha de referência de topo (overbought) e retornou acima desta, o que tecnicamente se chama de whipsaw ou false swing e indica reforço na tendência anterior (de alta). Se respeitadas as indicações de compra e venda (barras azuis), os ganhos teriam sido de 72,55% no período.
Nota 1: A utilização de indicadores de análise técnica para atuação no mercado financeiro deve ser cercada de alguns cuidados. É uma boa recomendação a utilização de dois a quatro indicadores com princípios de funcionamento diferentes, dada a imperfeição dos indicadores, qualquer que seja seu princípio de funcionamento. Os indicadores que eu utilizo são de três tipos, a saber: Indicadores de Tendência (IDM de Fechamento, MACD, Três Médias Móveis ou Start-Stop); Indicadores de Momentum ou de Taxa de Variação (RoC, S-RoC ou IFR); Indicadores de Volatilidade (Estocástico Lento; Bollinger ou Swing). Os indicadores Start-Stop e Swing são criações minhas e os demais são indicadores já consagrados. Vale observar que eu utilizo apenas os preços de fechamento, o que provocou a adaptação das fórmulas do IDM, IFR, Estocástico e Bollinger, mas com resultados muitíssimo próximos dos seus pares consagrados, baseados no movimento total de cada dia (abertura, fechamento, mínima e máxima). Para cada análise, são feitas simulações com todos os indicadores e escolhidos três, sendo cada um deles o de melhor desempenho teórico, por tipo, no período.
Nota 2: por solicitação de alguns leitores, não mais utilizarei gráfico normalizado de preços para análise gráfica. Apenas no gráfico histórico, o Ibovespa será normalizado para poder compor o gráfico juntamente com os preços do ativo analisado.
Notícias recentes
GOL anuncia acordos de milhagem e code-share com a American Airlines
A GOL enviou comunicado: "A GOL Linhas Aereas Inteligentes S.A. ("Companhia", Bovespa: GOLL4 e NYSE: GOL), (...) anuncia a assinatura de um acordo de milhagem recíproco com a American Airlines, que permitirá aos membros do SMILES, da GOL, e AAdvantage, da American, acumular e trocar milhas por bilhetes nas duas empresas. A parceria inclui a efetivação de um code-share (compartilhamento de vôos).”
Assim, abre-se a possibilidade de viagem a todos os continentes, por meio dessa parceria.
A partir do dia 1o de agosto de 2009, os mais de 6 milhões de participantes do SMILES poderão acumular milhas toda vez em que adquirirem tarifas elegíveis e voarem pela American Airlines. O inverso também vale para os 62 milhões de membros do AAdvantage, que poderão creditar milhas nos vôos da GOL ou da VARIG. A troca das milhas por bilhetes em qualquer uma das companhias, terá inicio no segundo semestre.
GOL e American possuem um memorando de entendimento para a implementação de um code-share, previsto para ser iniciado no quarto trimestre de 2009. Pelo acordo, a American adicionara seu código aos vôos oferecidos pela GOL com origem
Nota: a integra do comunicado encontra-se a disposicao no no site da BM&FBOVESPA (www.bmfbovespa.com.br), Mercados Bovespa, menu Empresas/Para Investidores/Empresas Listadas,
Perspectiva positiva para setor aéreo
Analistas do setor aéreo afirmam que os fundamentos da indústria de aviação brasileira podem iniciar uma recuperação a partir do segundo semestre deste ano, devido à recuperação da economia doméstica, à maior competição de preços, à menor volatilidade dos preços do petróleo (notadamente o QAV – Querosene de Aviação – e das taxas de câmbio.
Acredita-se que assim, os investidores aumentarão sua exposição neste mercado.
As desvalorizações dos ativos da Gol (GOLL4) e da Tam (TAMM4), de -15,5% e -18,7% respectivamente nos últimos 12 meses, se deve à deterioração da indústria aérea global.
Espera-se que Gol e TAM consigam cobrir suas falhas operacionais levando em conta o relançamento do programa de fidelidade, a nova política de tarifas e a valorização do real.
Gol - expansão do tráfego em junho não melhora as estatísticas
Embora tenha apresentado maior movimentação de passageiros no mês de junho, a redução da margem de lucro causou desapontamento.
A taxa de ocupação total da companhia atingiu 63,8% em junho, um crescimento de 5% frente ao mês anterior, mas queda de 1,6% frente ao ano anterior.
Aparentemente o fraco desempenho operacional da empresa já está considerado nos preços dos papéis GOLL4 e uma mudança adversa no cenário já será motivo para ajuste nos preços dos papéis.
O segmento internacional continua operando abaixo do ponto de equilíbrio entre ganhos e perdas, mesmo com a redução da oferta de assentos e a realocação dos esforços no mercado doméstico.
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