quinta-feira, 9 de julho de 2009

Rossi Residencial - Análises

A Rossi Residencial é uma empresa tradicional no setor imobiliário, atuando há 28 anos.

A empresa conta com a diversificação regional e com o crescimento das vendas para consumidores de baixa renda a fim de obter crescimento.

O retrospecto do desempenho das ações da Rossi (RSID3) desde julho de 1997, quando da abertura do seu capital, é negativo, acumulando grandes perdas. O ponto de menor valor para as ações da empresa na BM&F-Bovespa foi em 24 de novembro de 2008 quando fechou em R$2,54. O gráfico a seguir mostra o desempenho das ações nos últimos dois anos – os valores estão corrigidos em função de desdobramentos (split) ou grupamentos (inplit).



Pontos Positivos

· Potencial de crescimento de longo prazo para o setor;

· Política habitacional do governo melhora as expectativas do mercado;

· Aumento da participação da baixa renda no faturamento.

Pontos de Atenção

· Margens operacionais inferiores à média do mercado;

· Os segmentos mais promissores do mercado têm concorrência acirrada;

· Queda no rating corporativo;

· Empresa tem histórico de baixo retorno para o investidor minoritário.


Análise gráfica

Apesar do retrospecto negativo dos papéis da Rossi Residencial desde o seu lançamento, o comportamento recente mostra margem para ganhos.

Os três indicadores de melhor desempenho para esse ativo (ver nota), considerando os últimos seis meses são o Start-Stop, o S-RoC e o Estocástico Lento.

A análise do gráfico de preços normalizados (02/04/2009 = 1,00) mostra um crescimento expressivo. Se respeitadas as indicações de compra e venda (barras azuis) combinadas dos três indicadores citados (compra em 12/12/2008, venda em 05/02/2009 e compra em 23/03/2009) os ganhos teriam sido de 153,39% no período. Os preços se mantém acima da média de 12 dias, indicando tendência de alta.

O indicador Start-Stop (desenvolvido por mim, com base nos princípios do indicador parabólico) mostra início de tendência de alta há duas semanas (preços interceptaram a linha de stop de baixo para cima). Se respeitadas as indicações de compra e venda (barras azuis), os ganhos teriam sido de 137,46% no período.

O indicador S-RoC (Smoothed Rate of Change Indicator ou Indicador de Aceleração Amortecido) mostra taxas de variação de preços mais acentuadas há pouco mais de uma semana (linha de sinal do S-RoC virou para cima estando abaixo de zero). Se respeitadas as indicações de compra e venda (barras azuis), os ganhos teriam sido de 137,17% no período.

O indicador Estocástico Lento mostra grandes variações positivas nos preços há duas semanas (%K cruzou a linha de referência inferior de baixo para cima com %D apontando para cima), possibilitando ganhos no curto prazo e confirmando as indicações dos outros dois indicadores supracitados. Se respeitadas as indicações de compra e venda (barras azuis), os ganhos teriam sido de 130,97% no período.



Nota: A utilização de indicadores de análise técnica para atuação no mercado financeiro deve ser cercada de alguns cuidados. É uma boa recomendação a utilização de dois a quatro indicadores com princípios de funcionamento diferentes, dada a imperfeição dos indicadores, qualquer que seja seu princípio de funcionamento. Os indicadores que eu utilizo são de três tipos, a saber: Indicadores de Tendência (IDM de Fechamento, MACD, Três Médias Móveis ou Start-Stop); Indicadores de Momentum ou de Taxa de Variação (RoC, S-RoC ou IFR); Indicadores de Volatilidade (Estocástico Lento; Bollinger ou Swing). Os indicadores Start-Stop e Swing são criações minhas e os demais são indicadores já consagrados. Vale observar que eu utilizo apenas os preços de fechamento, o que provocou a adaptação das fórmulas do IDM, IFR, Estocástico e Bollinger, mas com resultados muitíssimo próximos dos seus pares consagrados, baseados no movimento total de cada dia (abertura, fechamento, mínima e máxima). Para cada análise, são feitas simulações com todos os indicadores e escolhidos três, sendo cada um deles o de melhor desempenho teórico, por tipo, no período.


Nenhum comentário: